g1O glaucoma é uma doença ocular que está entre as principais causas de cegueira irreversível no mundo.
O glaucoma é uma doença caracterizada por uma neuropatia associada a alterações do campo visual, cujo principal fator de risco é a elevada pressão ocular. É caracterizado por uma perda silenciosa e progressiva do campo de visão que culmina na cegueira irreversível.
A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, não existindo contudo uma relação causal direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença — enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões.
Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para visão subnormal ou cegueira.
Quando detectado precocemente, as consequências podem ser evitadas. Ao deteriorar o nervo óptico, o glaucoma reduz o campo de visão do portador sem que este sinta dor ou incômodo.
A cegueira definitiva ocorre quando o nervo é destruído por completo. O glaucoma pode ser de três tipos: de ângulo aberto, de ângulo fechado, congênito ou secundário.

Como tratar?

Existem três tipos de tratamento para o glaucoma: uso de colírios, aplicação de laser e cirurgia.

O uso de medicamentos (colírios hipotensores oculares) é a primeira opção e mais frequentemente indicada. Uso contínuo.

O tratamento a laser, por sua vez, reduz a pressão através da drenagem do líquido. Seu efeito não é imediato, sendo o resultado final obtido em um período de, pelo menos, 4 a 6 semanas.
Em caso de glaucoma pigmentário, é indicada a iridomia com laser, que cria um pequeno orifício na íris e possibilita a livre circulação do humor aquoso ao longo dessa estrutura.
A cirurgia está indicada quando ocorre a impossibilidade de controlar a pressão dentro de níveis seguros. A Trabeculectomia, principal cirurgia, através da qual um compartimento é criado no olho para armazenar o humor aquoso que se desloca.


Como Prevenir?

O  exame de rotina e o uso correto da medicação são essenciais na prevenção da cegueira.

Medida da pressão ocular de rotina, especialmente entre os pacientes com mais de 40 anos de idade e naqueles com antecedentes familiares de glaucoma e com fatores de risco como diabetes, miopia e hipertensão arterial devem ser acompanhadas periodicamente.
O mesmo se aplica a pessoas de raça negra e pacientes sob tratamento clínico ou que já se submeteram à cirurgia de glaucoma. Muitas vezes dependendo dos fatores de riscos os exames oftalmológicos anuais são indicados em qualquer idade.

Veja fotos: