Neurite-capaA neurite é definida como uma inflamação do nervo óptico e é uma das causas de perda súbita de visão acompanhada de dor à movimentação dos olhos.

O diagnóstico é feito clinicamente. O pronto diagnóstico é importante para descartar a associação com a esclerose múltipla.

A intima relação da neurite óptica com a esclerose múltipla se dá devido ao fato de que cerca de 15 a 20% dos casos de esclerose se manifestam inicialmente por neurite e 40 a 50% dos pacientes portadores de esclerose múltipla desenvolvem neurite em algum momento no curso da doença.

No caso de comprometimento do nervo e da retina adjacente, é denominada neurorretinite.

Algumas doenças que podem desenvolver neurite são toxoplasmose, viroses da infância (como caxumba, catapora e sarampo), doença de Lyme, doença da arranhadura do gato (bartonelose), herpes vírus, sífilis, entre outras.
Os principais sintomas associados ao quadro da neurite óptica compõem a tríade clássica de perda da visão, dor ocular e alteração na percepção das cores. Setenta por cento dos casos são unilaterais.
O quadro típico é o inicio de dor na região periocular, principalmente com a movimentação ocular. Em seguida ocorre a baixa da visão nesse olho. Nesse momento, a dor costuma melhorar, permanecendo a deficiência visual.

A perda visual melhora em boa parte dos casos, porém um déficit permanente pode ocorrer em alguns casos.

Uma vez ocorrido um quadro de neurite pode haver recorrência no mesmo olho ou mesmo no olho contralateral.

Tratamento

O tratamento da neurite óptica, quando indicado, se faz com anti – inflamatórios venosos, ou seja administrados por infusão na veia do paciente.

Em casos infecciosos, o tratamento é específico para cada tipo de infecção.