Poluição-causa-aumento-de-alergias-ocularesA alergia ocular é manifestada principalmente pelas blefaroconjuntivites alérgicas. As conjuntivites alérgicas são mais comuns na infância e pré – adolescência, em pacientes já predispostos (história de alergia, asma, bronquite), mas pode ocorrer na fase adulta.
As causas variam, podendo ser poeira, mofo, ácaros, pêlos de animais, poluição, etc.
Também apresentam sintomatologia de intensidade variada e, além do olho vermelho, apresentam prurido intenso, lacrimejamento e sensação de corpo estranho. A visão raramente é afetada e não são contagiosas.
O ideal é diminuir o contato dos pacientes com alérgenos, que são substâncias do ambiente ou dos alimentos que aumentam as crises de alergia – pó, pêlo de animais domésticos, ácaro e alguns tipo de alimentos podem funcionar como alérgenos para estes pacientes.

Com isto, devemos adotar medidas de higiene ambiental, retirando tapetes, cortinas e animais papilas-gigantesdomésticos do contato com a criança ou pessoa alérgica.O tratamento é feito com medicamentos anti – alérgicos e anti – histamínicos (tópicos e, às vezes, sistêmicos). Eventualmente nos casos mais graves pode ser necessária a utilização de colírios à base de corticoide.

O tratamento com corticoide deve ser prescrito pelo médico monitorado pela possibilidade de efeitos colaterais sérios ( glaucoma e catarata ).