ulc-de-cornea2-300x210Úlcera de córnea é a situação patológica onde há uma erosão na córnea, causada por uma infecção por bactérias, protozoários, fungos ou vírus, ou esta infecção posteriormente a ação de uma substância química, produzindo uma área da córnea sem epitélio, sua camada mais externa de cobertura. É a destruição das camadas da córnea, causada por agentes infecciosos, traumas ou doenças degenerativas.
As úlceras causadas por bactérias são as mais comuns, sendo neste caso, podendo ser associadas ao uso de lentes de contato, sejam ela rígidas ou gelatinosas. Quando a lesão inicial foi causada por plantas, existe a possibilidade de ser causada por fungos.
Como sintomas típicos desta patologia, temos a vermelhidão nos olhos, dores, fotofobia (incomodo com a incidência de luz) e falta de nitidez na visão.

É caracterizado como uma emergência em oftalmologia e seu tratamento depende de sua causa e do agente causador específico.

Patologia ocular muitas vezes gravíssima, podendo até levar à cegueira. O tratamento é intensivo e depende da causa, geralmente com antibióticos fortificados em forma de colírios com especialista de córnea e doenças externas conduzindo o caso, se possível, pois em algumas vezes há a necessidade de transplante de córnea.