A presença de miopia principalmente da alta miopia provoca várias alterações na retina. Isso acontece pois o olho do míope tem comprimento maior que a média. Assim a medida que ocorre um crescimento do olho, a retina vai se afilando progressivamente e chega a atrofiar principalmente na região da mácula o que causa uma baixa de visão significativa mesmo em uso de óculos ou lentes de contato.
As membranas neovasculares ou hemorragias na região macular podem ocorrer neste pacientes, devendo-se evitar trauma oculares, mesmo leves.
Outro problema sério é a ocorrência de degenerações periféricas de retina e consequentemente do descolamento de retina que são muito mais comuns nos míopes e quanto maior a intensidade da miopia maior esse risco.
Por isso todas as pessoas com miopia acima de 4 graus devem ser avaliadas pelo retinólogo e quando detectadas alterações predisponentes do descolamento de retina tratadas com fotocoagulação a laser.
A orientação quanto a importância do mapeamento de retina na presenças dos sintomas associados ao descolamento do vítreo como moscas volantes e flashes luminosos são de suma importância na prevenção de descolamento de retina neste pacientes com alta miopia.