LASER no tratamento do Glaucoma

  1. Fototrabeculoplastia com Laser
  2. Iridotomia à Laser

lg_capaA trabeculoplastia a laser é uma forma não-invasiva de redução da PIO, o laser aumenta a drenagem do humor aquoso, reduzindo a pressão intra-ocular, a exemplo do efeito de alguns colírios. Geralmente usado para tratar glaucoma de ângulo aberto onde pequenos furos são feitos com laser na área de drenagem trabecular para permitir que o humor aquoso drene mais livremente.
Tem como efeitos colaterais a inflamação da câmara anterior do olho, e não deve ser repetido mais do que uma vez.

A iridotomia a Laser é um procedimento importante para tratar o Glaucoma de ângulo fechado, que tem um alto risco de cegueira em um curto período.

Não necessita de dilatação, mas o paciente deve vir acompanhado, após o laser a visão fica embaçada. É realizada com anestesia tópica, em regime ambulatorial, com o auxílio de uma lente especial que se apóia sobre a córnea.
É um procedimento rápido, indolor. Após o tratamento é prescrito colírio antiinflamatório e é solicitado ao paciente que mantenha seus colírios hipotensores.

O exame é realizado no mesmo aparelho de fotocoagulação a laser de argônio. Sendo que a Iridotomia também é realizado com o YAG Laser.