Olhos secos – o que fazer quando eles queimam e coçam?
Olhos secos são um motivo que faz as pessoas irem ao oftalmologista. E quem bom que existe tratamento!
Ter os olhos secos é desagradável e pode ser doloroso. Uma possível causa é um problema com a umidade natural do olho, ou seja, o corpo não produz fluido lacrimal suficiente. Isto pode ocorrer por causa de fatores ambientais, doença ou remédios, e o oftalmologista sempre pode ajudar.
Ele queima, coça e parece que grãos de areia minúsculos estão raspando em suas pupilas. Mais e mais pessoas sofrem de olhos secos. O problema é tema de discussões intensas em blogs e fóruns. A maioria das pessoas não sabe muito sobre este problema.
Olhos secos ou “distúrbio na umidade dos olhos”, como isto acontece?
Os olhos secos podes ser causados por muitas causasincluindo fatores ambientais como luz solar muito forte, fumaça, polem e poeira ou o trabalho em frente ao computador. Motoristas dirigindo conversíveis e ciclistas também são frequentemente afetados por causa do vento. Nas férias, a maiorias das piscinas em locais de lazer tem alta concentração de cloro que irrita a conjuntiva do olho.
Seja como for, olhos secos também pode ser causado por medicamentos, tais como antidepressivos ou bloqueadores beta. Mulheres na fase da menopausa são também frequentemente afetadas, por que as mudanças hormonais podem causar esse problema.E por último, os problemas de visão tratados incorretamente também podem ser a causa de olhos secos, já que os olhos podem acabar ficando tensos demais. Realizar teste de visão por um oftalmologista pode ajudar a entender o problema rapidamente.
Como está seu olho em relação à umidade?
Para entender melhor o que ocorre com os seus olhos é importante compreender primeiro como eles funcionam. O fluido lacrimal é secretado pelos dutos lacrimais e contém sal , glucose e proteína. Ele é lançado sobre os olhos em cada piscada da pálpebra e produz uma fina película lacrimal. Esta película tem várias funções: ela retira partículas invasoras e serve como lubrificante para assegurar que suas pálpebras deslizem sobre seus olhos. Além disso, o fluido lacrimal assegura que a córnea seja umidecida uniformemente e fornece ao seu olho oxigênio e substâncias nutricionais.
Existem duas razões em potencial para que os olhos não sejam completamente cobertos pela película lacrimal: os dutos lacrimais não estão produzindo fluido suficiente ou a composição do fluido lacrimal não está correta.
Embora o conceito de “olhos secos” seja conhecido e normalmente utilizado, os médicos também falam sobre o distúrbio na umidade dos olhos.
Para esse problema, as chamadas “lágrimas artificiais” são a melhor solução. Mas CUIDADO: seu uso por um longo período ou com muita frequência pode fazer com que seus olhos produzam menos fluido lacrimal. Por esta razão é muito importante consultar um oftalmologista sobre as possíveis causas, se possível, como remediá-la.
A prevenção pode ajudar.
É importante tomarmos medidas para a proteção dos olhos. Assegure-se de ter luz suficiente durante a leitura, mas evite a luz clara ou ofuscante. Não deixe a tela do computador com muita claridade e relaxe seus olhos por algum tempo depois de 45 minutos. Quando exposto ao vento ou à luz do Sol ,use sempre óculos com lentes fotossenssíveis ou óculos de Sol, para garantir a proteção de seus olhos.