A córnea é parte fundamental do olho, sendo responsável por aproximadamente 2/3 do poder refracional do olho humano. Sua transparência é fundamental para a visão.
As doenças de córnea somadas representam  a segunda causa de cegueira reversível no mundo, após a catarata. Acredita-se que  aproximadamente 50 mil brasileiros têm alguma patologia de córnea  com possibilidade de restauração da visão após a realização de um transplante de córnea.
O Setor de Doenças Externas e Córnea do Hospital de Olhos Beira Rio é responsável pelo diagnóstico das doenças do segmento anterior do olho, com ênfase no estudo da córnea e das doenças externas oculares .

O bom exame da córnea permitirá definir se o paciente é bom candidato para o uso de lentes de contato e para os diferentes tratamentos com laser sobre a córnea que corrigem as ametropias são conhecidos como “cirurgia refrativa”.
Várias patologias podem afetar a córnea em suas diferentes camadas. O filme lacrimal alterado por olho seco além de prejudicar a visão, pode gerar sintomas de desconforto, dor e fotofobia.

Realização dos procedimentos cirúrgicos mais avançados para o tratamento das doenças corneanas e de superfície ocular.
O transplante de córnea também é realizado no Hospital de Olhos Beira Rio.
É a especialidade que trata de doenças na região da córnea e da conjuntiva como ceratocone, úlceras de córnea, conjuntivites, alergias oculares e tumores conjuntivais.

A utilização de OCT SPECTRALIS de segmento anterior é muito útil para observar as estruturas corneanas e sua anatomia, sua espessura, bem como resultados de cirurgia refrativa, anéis intra-estromais, transplantes e até mesmo adaptação de lentes de contato.
Os astigmatismos severos podem ser do tipo irregular e serem causados por ectasias da córnea do tipo ceratocone. O diagnóstico topográfico (Ceratoscopia Computadorizada) deve ser realizado e modalidades de tratamento conservador ou cirúrgico serão realizados segundo critérios de acuidade visual e topografia.
A avaliação da parte posterior da córnea conhecida como endotélio por microscopia especular deve ser realizada previamente as cirurgias de catarata pois esta camada é responsável pela manutenção da transparência da córnea.

Equipamentos

Principais Doenças

EQUIPE MÉDICA
Dra. Larissa Andrade Kowalski, MD