estrabismoA correção do desalinhamento ocular, o Estrabismo, é realizada através de diversas técnicas cirúrgicas em que se busca conseguir um novo equilíbrio dos músculos oculares para permitir um melhor alinhamento ocular.
Para cada tipo de estrabismo existe um ou mais tipos de tratamentos possíveis e cabe ao oftalmologista escolher a melhor indicação para cada paciente.
Muito importante para esta decisão é a avaliação pré-operatória do paciente, que geralmente inclui uma avaliação oftalmológica completa e um detalhado estudo da motilidade ocular, realizada por um oftalmologista treinado para este exame.
Existem alguns casos em que o estrabismo é causado por um desequilíbrio na relação “acomodação-convergência”. Casos como estes são corrigidos com uso de óculos.
A cirurgia pode ser realizada com a aplicação de anestesia local ou geral. Opta-se pela anestesia geral principalmente em cirurgias maiores e as realizadas em crianças, que podem ter dificuldade para colaborar com o procedimento caso estejam acordadas.
Tudo é feito com utilização de minúsculos instrumentos como pinças, tesouras, compassos, ganchos, entre outros. Geralmente se utilizam pontos absorvíveis, que não precisam ser retirados no pós-operatório.
O sangramento durante o procedimento costuma ser pequeno. Geralmente, após algumas semanas, olhos operados de estrabismo não apresenta qualquer sinal visível da realização do procedimento.
A taxa de sucesso em uma única cirurgia é muito alta, porém, dependendo de cada caso, pode ser necessário re-operação.

Equipe CIRÚRGICA:
Dr. Wandick Rosa, MD.