A Blefaroplastia é o procedimento de cirurgia plástica mais conhecida como cirurgia das pálpebras. Através desta é possível corrigir a flacidez dos olhos, e as bolsas sobre os olhos que dão a aparência de que a pessoa está muito cansada.
Durante o procedimento, o excesso de gordura, músculo e pele é removida da pálpebra superior e inferior, resultando em uma aparência mais jovem, refrescante e um total reafirmamento na área dos olhos.
Portanto, a Blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras que corrige o excesso de pele e gordura (Dermatocálase), bem como flacidez muscular na região palpebral.
É indicada quando a função das pálpebras está prejudicada pelo excesso de pele e gordura (associado ou não a flacidez muscular) ou naqueles casos em que há boa função palpebral, porém, com fins estéticos.
A cirurgia é realizada sob anestesia local. Devido ao fato de a pele palpebral ser muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele (quase invisíveis), o que ocorre após 3 meses da cirurgia.
O tempo cirúrgico gira em torno de uma hora e meia, podendo variar depende de cada caso.
O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Alguns já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros atingem este resultado após o 8º dia (dependendo da resposta individual de cada organismo).
Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe maior edema.
O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias.
Geralmente não há dor no pós-operatório. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser minimizados com o uso de analgésicos comuns.
Equipe CIRÚRGICA:
Dr. Cristiano Diniz, MD.