Os corticosteróides são hormônios que ocorrem naturalmente no organismo e que possuem atividade anti-inflamatória.
A Triancinolona é um corticosteróide sintético bastante utilizado em Oftalmologia para injeções perioculares e intra-oculares.
Inúmeras investigações científicas confirmaram que a presença de inflamação é uma das causas de permeabilidade anormal dos vasos sanguíneos que provocam doenças da retina.
A Triancinolona foi aprovada pela FDA (órgão americano que regulamenta a liberação de medicações) para injeção intra-ocular no tratamento das seguintes doenças oculares: uveítes, doenças inflamatórias oculares resistentes ao tratamento com colírios de corticosteróides, oftalmia simpática e arterite temporal.
Também utilizada durante cirurgia de vitrectomia para melhorar a visibilidade do humor vítreo.
Oftalmologistas têm utilizado Triancinolona “off-label” para o tratamento de várias doenças da retina que se manifestam com:

Edema macular

Membrana neovascular subretiniana (como coadjuvante)

O procedimento deve ser feito em hospital, centro cirúrgico ambulatorial ou clínica oftalmológica especializada por médico especialista.
Após anestesia local e medidas de assepsia e anti-sepsia, o medicamento é injetado dentro do olho, no humor vítreo.
Principais efeitos colaterais são formação ou piora da catarata e hipertensão ocular, sendo contra-indicados em pacientes com glaucoma.