É a Documentação fotográfica digital de alta resolução do fundo de olho, podendo utilizar diversos filtros para estudar algumas camadas específicas da retina.
Muito útil na documentação e para o acompanhamento de doenças da retina e do nervo óptico, como a escavação papilar em pacientes com glaucoma e bastante utilizado para acompanhamento multidisciplinar do paciente diabético.
Indicações:
A retinografia é indicada principalmente para clientes com retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, oclusão vascular retiniana, edema de mácula, maculopatia serosa central, doenças inflamatórias ou infecciosas coriorretinianas, distrofias de retina, tumores intra-oculares, traumatismo de retina, degeneração macular relacionada à idade, descolamento de retina (pré- e pós-cirurgia), sendo importante para futura análise e acompanhamento do caso, pois o registro fotográfico permite o acompanhamento da evolução destas doenças crônicas.
Recomendações:
- Não há necessidade de Jejum;
- Dilatação da pupila de ambos os olhos, geralmente necessária, cursa com embaçamento visual duradouro (em média, de 6 a 8 horas de duração);
- Presença de acompanhante maior de 18 anos é opcional não obrigatória.
- Durante o exame, são feitas fotografias repetidas do fundo de olho que utilizam flash, e podem causar desconforto e fotofobia.
- Não há a necessidade de suspensão de qualquer medicação e/ou de colírios.
Equipamentos: