PAM-3-199x300O PAM (Potencial Acuity Meter) é um aparelho que avalia o potencial de visão do paciente. Método utilizado para a avaliação (previsão) da acuidade visual em presença de meios opacos (catarata, leucomas), com utilização de laser.
É capaz de fornecer o prognóstico do desempenho visual de uma cirurgia, podendo ser decisivo na indicação de uma intervenção operatória.
Tem por finalidade avaliar em que condição se encontra a qualidade visual do paciente portador de catarata, demonstrando o quanto poderá enxergar depois da cirurgia.
Paciente é orientado para recostar no apoio da testa do aparelho. A seguir, focaliza-se a luz à superfície da córnea é solicita-se a leitura de tabelas de acuidade visual; Necessita-se de cooperação para fixar o olhar durante o exame;
É um método subjetivo e depende da resposta do paciente.
A resposta é dada de acordo com o método mais frequente de medição de acuidade visual, ou seja, a escala de Snellen a acuidade visual é uma medida exponencial, portanto: 20/400 é uma visão baixa, enquanto 20/30 é uma visão alta.

INDICAÇÕES:

Indicado na avaliação pré-operatória de cirurgia de catarata, transplante de córnea, cirurgia refrativa, vitrectomia, etc.
Indicado ainda na avaliação pós-operatória de cirurgia de catarata e transplante de córnea, e no acompanhamento de doenças de córnea.

RECOMENDAÇÕES:

  • Dilatação da pupila de ambos os olhos é necessária, cursando com embaçamento visual duradouro (em média, de 6 a 8 horas de duração);
  • Não há a necessidade de suspensão de qualquer medicação e/ou de colírios.
  • Não suspender medicamentos e/ou colírios em uso;
  • Impossível em analfabetos, crianças pequenas, ou casos de retardo mental grave.