Exame de imagem que utiliza ondas de luz para gerar imagens em cortes do interior das estruturas oculares. Esse é o exame dos mais modernos e de tecnologia mais avançada que dispomos atualmente na Oftalmologia.
O OCT revolucionou o diagnóstico e acompanhamento das doenças de retinianas, pois permite a obtenção de imagens bem detalhadas e a detecção de alterações internas na retina que outros exames não permitem identificar.
Ele possibilita também medidas bem precisas da espessura e de lesões da retina. Através da análise da camada de fibras nervosas tornou-se um grande aliado no diagnóstico e no acompanhamento do glaucoma.
Atualmente possuímos alem do OCT Stratus aparelho mais usado no Brasil, adquirimos também aparelho o OCT Spectralis (HEILDELBERG ENGINEERING) que é um dos mais modernos disponíveis atualmente no mundo.
Além de possuir alta definição de resolução da imagem e da alta velocidade de aquisição (spectral domain – OCT), tem uma tecnologia denominada Eye-tracking, que permite um acompanhamento muito mais confiável, já que refaz o exame exatamente na mesma localização realizada na última avaliação (follow-up).
É um exame fácil de ser realizado e confortável e atualmente usado para várias doenças da retina e vítreo, além do glaucoma. Muito importante na avaliação de doenças da retina e das fibras nervosas que compõem o nervo óptico.
INDICAÇÕES:
É fundamental para avaliação dos pacientes com retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, edema de mácula, buraco macular, retinopatia serosa central, degeneração macular relacionada à idade, doenças inflamatórias ou infecciosas coriorretinianas, assim como distrofias de retina, traumatismo retiniano, descolamento de retina, lesões pigmentadas ou de tumores.
Permite a avaliação de acúmulo de líquido subretiniano ou pré-retiniano, mensuração da espessura da retina e individualmente de suas camadas. Tem utilidade em casos de glaucoma, para determinar a existência e localização de defeitos focais da camada de fibras nervosas, além da detecção de outras doenças do nervo óptico.
RECOMENDAÇÕES:
- Não há necessidade de Jejum;
- Dilatação da pupila de ambos os olhos pode ser necessária em alguns casos, com embaçamento visual temporário em média, de 6 a 8 horas de duração;
- Presença de acompanhante maior de 18 anos é opcional não obrigatória;
- Durante o exame, são feitas projeções luminosas do fundo de olho que utilizam laser de baixa intensidade;
- Não há a necessidade de suspensão de qualquer medicação e/ou de colírios exceto mióticos (ex: pilocarpina);
- Trazer agasalho, pois a temperatura ambiente necessária para o bom funcionamento do aparelho;
- É em torno de 18o C.
Equipamentos: